sábado, 10 de janeiro de 2009

Retratos de Salvador

Tráfico, contravenção, improbidade admnistrativa e um adeus.
Que final de semana para a capital baiana. Ontém, oito dias depois da posse, abandonou ocargo de presidente da câmara municipal de Salvador o vereador Alfredo Mangueira. Simpatizante, pelo menos, do jogo do bicho, o vereador não resistiu nem a duas semanas na vitrine - e olha que estávamos em períodos de recesso para todos (não leia-se aqui Paratodos, ok?). Ano novo, festas, políticos sem trabalhar e, sobretudo, redações em esquema de plantão, leia-se, com menos jornalistas na ativa. Menos gente para falar dele, de suas práticas e, por consequência, do bicho. Antesque começasse a semana que vem, quando as coisas de fato começam, o vereador saiu de trás da vitrine -que afinal de contas é toda feita de vidro - quebra fácil sob a ação de pedras.
E que venha 2009...
Mas Salvador não é apenas contravenção. Tem o metrô também - ou pelo menos os trens. Eles estão chegando. Parece boa notícia? Mas não é... Quando estarão nos trilhos é coisa que só o Senhor sabe o dia e a hora, sem que a ninguém, dentre os mortais, tal segredo tenha sido revelado. Nem mesmo imortais como Prometeu, com medo que sobre suas duras penas se avolumem mais algumas, ousa aventurar um palpite para revelar o saber aos mortais. Este fogo, nem ele acende. Verdade mesmo é que, com os novos trens que chegam, o aluguel do espaço para que eles fiquem guardados - nem Prometeu sabe até quando - vai custar R$ 80 mil por mês. Ruim, não? Pior. Os custos não estavam previstos, o que agrega à sem vergonhice e ao desperdício do caso a improbidade administrativa. Mais trabalho para o TCU.
Olha 2009 aí...
Presos traficantes e seus comparsas, dentre eles o irmão de Piti, traficante da pesada morto em Salvador, que tem na sua morte o início de uma guerra terrível pelos pontos de tráfico na cidade. O que fez de 2008 um ano de morte e violência sem precedentes na capital baiana. Policiais assasinados às dezenas, chacinas vis (como todas) e vãs (como aquelas, também vis, em que morrem os inocentes), traficantes e mais traficantes presos.
2009 é aqui...
E para somar-se à desgraça a falta de graça, eis que nos foge uma fiel representate destas últimas. A graça de Edith do Prato nos deixou. Homenageada por Caetano Veloso em Araçá Azul, Eith erareferência em Samba de Roda, além de ser um doce de pessoa. Entrevistá-la era sempre um encontro prazeroso com um destes sublimes seres onde o talento se conjuga com a humildade verdadeira para fundir-se numa imagem de pureza que traz lágrimas aos olhos.
Lá por cima, 2009 será mais animado... E viva dona Edith!
Subscrevo e dou fé.

Nenhum comentário: