sábado, 10 de janeiro de 2009

150 anos de sobe e desce sem trocar

Um motor de 150 anos. Funcionando todos os dias fazendo dezenas de viagens. Indo e vindo sem parar. Sempre cheio. Se fosse um ônibus, estaria aos pedaços. Mas, pelo menos, seria apenas um ônibus. Importante, talvez, pela antiguidade (escrevo sem trema pois ele sumiu da nosa língua com a reforma, lembrem), mas, ainda assim, apenas um ônibus.
Agora, se nós estamos falando de um elevador, a coisa muda de figura. Se ele é um ponto turístico então... Cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda tem um motor de 150 anos de idade. Sua última grande reforma foi em 1989. Na noite desta sexta-feira, uma das quatro cabines do elevador parou. Mais de 10 pessoas passaram minutos lá dentro, sem ar condicionado (que está quebrado). Suavam, muitos tiravam a camisa, mas ainda encontravam tempo para uma piada entre a agonia da espera pelo socorro. Vi a cena no celular de um dos passageiros que levou o material para a TV Record, onde trabalho. Os funcionários da prefeitura, que socorreram o povo depois de cerca de 10 minutos de clausura, fizeram um resgate, no mínimo, arriscado. alinhou um dos outros três elevadores com o elevador que parou e, por uma portinha, fez passarem os mais corajosos tripulantes. A maioria teve medo - uma queda entre os dois elevadores poderia facilmente levar à morte. Estes últimos preferiram esperar o elevador voltar a se mover normalmente para escapar. Perderam mais umas dezenas de minutos. Eu faria o mesmo. Onde estaria a explicação para esta parada. Tudo que usa demais cansa? Teria o elevador dado um tempo por conta do excesso de sobe e desce, cesquicentenário, afinal? Não... pelo menos, segundo a prefeitura. Questionada sobre a parada do elevador eles explicaram, dizendo que o problema é que aquela cabine, exatamente aquela, tinha passado por uma manutenção recentemente. Teria travado por isso.´É que o eevador ainda estaria se ajustando a uma peça nova... Bem que dizem que cachorro velho não aprende truque. Agora, à parte tudo isso, a prefeitura garantiu que, ainda nesta gestão, vai proceder a uma reforma completa no elevador, trocando cabos, cabines e (quem diria), até o vivido - e, por que não dizer, rodado motor.
É um caso a se pensar... Se uma manutençâo é capaz de irritar o elevador, acostumado a seus maneirismos de velho ranzinza e orgulhoso, empoado talvez pela fama que ostenta ao longo deste século e meio de vida, que se pode imaginar da reação do venerável senhor ante uma mudança total?
Como diz um conhecido diretor de vídeo daqui: vai lá que é promessa?
Sem mais.

Nenhum comentário: